sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mundo das Engenharias - Marinha Mercante

Confira agora um artigo escrito pelo leitor Daniel Pimentel, estudante da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

Você já parou pra pensar no que está por traz de todo o maquinário de um navio mercante, que navega dias e dias em alto mar para transportar os mais diversos tipos de produtos ou prestar serviços para plataformas ou até mesmo montá-las?


São os oficiais de máquinas, um dos grandes responsáveis por tudo isso. Você pode estar se perguntando: "Como faço para ser um oficial de máquinas?"




Não é uma universidade muito comum de se encontrar (no Brasil só existem duas) e também um pouco diferente. O curso de formação se chama EFOMM, que mescla o bom ensino patrocinado por grandes empresas de mercantes, como a Transpetro (ramo da Petrobrás de navios mercantes) e o lado militar, que cria um comportamento de disciplina e liderança, indispensáveis para uma vida a bordo. O tempo de formação é de 3 anos.



Todo o curso é muito dinâmico, contando com cadeiras de engenharia mecatrônica, com aquelas indispensáveis para uma vida no mar como arquitetura naval e legislação marítima e também as do lado militar como a introdução militar naval, que abrange todas as temidas marchas nos dias de quarta.



Aulas de vela e de remo, e com toda a certeza a mais esperado de todas: IPT (instrução para tiro).

Ao longo do curso, o aluno tem oportunidade de fazer cursos como CBINC ( combate a incêndio), curso de salvatagem, e muitos outros. Com certeza esse é um dos cursos mais práticos de engenharia, contando com muitos laboratórios que simulam os ambientes a bordo: Praça de máquinas, CCM (Centro de Controle de Máquinas) e passadiço e equipamentos a bordo, dando a oportunidade de fazer com que os alunos tenham contato imediato com os instrumentos usado a bordo.

A EFOMM dispõe de duas universidades, uma no Rio de Janeiro (para quem é do Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e uma em Belém (para quem é do Norte e Nordeste). Desde já, mostro toda minha admiração por esse curso, que só está me fazendo crescer como pessoa e como profissional. Sou aluno do 2º ano na unidade de Belém, e mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por nós, faço questão de falar que amo o curso. Aconselho a qualquer pessoa que tenha afinidade com o curso.


E ai pessoal, gostaram do post? Obrigado Daniel Pimentel pelo seu artigo! Tenho certeza que muita gente vai querer entrar para a EFOMM depois de ler teu artigo!


Caso você se interessou pela carreira, entre no jornal feito pelos alunos clicando aqui. E o site da EFOMM clicando aqui. Lá você encontrará tudo o que precisa para se tornar um oficial da marinha mercante.

Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Não deixe de ver nossos parceiros, na barra lateral direita!
Muito Obrigado