O post de hoje é sobre um projeto que apesar de ser simples(comparado com grande projetos de engenharias), é genial. O iventor é Steve Hoefer e vocês podem ter acesso ao projeto dele no site: www.grathio.com, para quem está com o inglês afiado, é uma boa opção de leitura na área de desenvolvimento de projetos.
O projeto é chamado de Tacit. E é justamente para ajudar deficientes visuais a andar por locais com obstáculos. Uma variação da bengala que eles geralmente utilizam.
A luva é colocada nas costas da mão e muito fácil de usar. Pessoas que a utilizam pela primeira vez já obtiveram um grande aproveitamento.
A luva possui dois sensores ultra sônicos que captam a distância do objeto, dai as informações são lidas por um microcontrolador utilizado(neste caso o Arduino, que eu irei aprofundar em outros posts), e de lá, existem servo-motores ligados a este microcontroladores que fazer uma pressão nas costas da mão de quem está utilizando. Neste caso, quanto mais próximo, maior a pressão feita pelos servo-motores.
E agora, um vídeo demostrando o funcionamento da luva.
Além do microcontrolador dos sensores e dos servo-motores, a única coisa que é preciso é a energia, que no caso é uma bateria 9V, porém com alguns ajustes ainda poderíamos utilizar energia renovável, como a energia solar. Para isso, precisamos de mentes criativas e que estejam dispostas a ajudar pessoas.
É isso ai, esperamos seu feedback!
Mundo das Engenharias
Grande Pedro. Muito bom cara. hehehe
ResponderExcluir